domingo, 9 de outubro de 2011

Cibercultura - Introdução a Cibercultura

Os séculos XX e XXI são marcados por inúmeros avanços tecnológicos, dentre os quais, destaca-se o aperfeiçoamento do conhecimento informático. Diante da presente evidência, este trabalho intenta visualizar a possível relação entre cibercultura e educação sob a perspectiva de Pierre Lévy. Desse modo, ao analisar determinadas investigações do filósofo percebe-se que, entre outras questões, a interação entre cibercultura e educação ocorre na circunstância segundo a qual a instituição de ensino possui acesso às ferramentas de informática e, com efeito, as utilizam no processo educativo. Além do mais, o artigo pretende expor a relevância do ciberespaço enquanto a principal ferramenta escolar no concernente à ampliação do conhecimento discente pressupondo, necessariamente, o típico papel do educador. E ainda, observar-se-á que a interatividade proporcionada pelo ciberespaço contribui, a nível global, para a mesclagem cultural, que, em linhas gerais, manifesta os conhecimentos da inteligência coletiva, criando, então, a cibercultura.

Fontes:
Mateus Ubiratan dos Anjos
Pós-Graduando do Curso de Especialização Lato Sensu em Filosofia e
Sociologia: um diálogo interdisciplinar. UNICENTRO, 2007.
Cláudio César de Andrade
Professor Orientador. Doutor em História. (Área de concentração: História e
Sociedade). Departamento de Filosofia. UNICENTRO.

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